A comunidade paroquial começa a crescer, aquela sala já não está tão bem estruturada para receber as crianças e jovens, é necessário um auditório para organizar melhor os eventos… Chegou a hora de fazer uns ajustes. Mas, você pode estar se perguntando: por onde eu começo? Reforma de igreja é coisa séria. Vamos falar sobre isso?
Veja 9 dicas importantes para levar e consideração na hora de pensar e executar uma reforma de igreja:
1. Faça um balanço financeiro realista
O primeiro passo para fazer uma reforma de Igreja é fazer uma análise de como está o orçamento atual. Veja as prioridades da paróquia e reflita se é o momento de investir em uma obra.
2. Contrate um engenheiro e um arquiteto para o projeto
Contratar um engenheiro e um arquiteto para acompanhar cada etapa da obra é fundamental. Sem um projeto claro e feito de maneira profissional, o resultado poderá ser muito diferente do esperado. E até desastroso.
3. Faça um planejamento da obra
O engenheiro e o arquiteto contratados vão poder auxiliar em todo o planejamento das etapas da obra. É importante fazer o planejamento em conjunto, para tirar dúvidas técnicas e ter mais segurança ao longo de todo o processo.
4. Conscientize seu público
Quando se trata de reforma de igreja, fazer uma campanha de conscientização é muito importante para envolver e comprometer todos no mesmo objetivo. Promover coletas, ações entre amigos, sorteios, festas com o fim de arrecadação e divulgação do projeto, podem ser muito úteis nesse trabalho de mobilização.
5. Fortaleça a parceria e trabalho em equipe
Engajar a empresa de construção com o responsável pela igreja e todos que estiverem diretamente envolvidos com a obra devem estar unidos e cooperando para que a obra possa ser concluída com sucesso.
6. Desenvolva um plano de Marketing
Fortalecer a importância da obra para a comunidade passa por uma estratégia de marketing bem definida. Busque ajuda profissional e faça um plano de comunicação para que a obra ganhe força e visibilidade. Infelizmente, em reforma de igreja, há o risco de todas as coisas estarem acontecendo e, por um problema de comunicação, os fiéis nem saberem o que está acontecendo de fato.
7. Exponha uma maquete de como a reforma ficará
Peça para o arquiteto responsável fazer uma maquete projetando como a obra ficará, e aproveite para expor na frente da igreja para dar visibilidade. Isso motiva e fortalece toda a comunidade paroquial em prol da conclusão da obra.
8. Estude bem a base que será feita a reforma ou construção
Principalmente nos casos de construção de uma nova sala ou até um novo prédio, é fundamental analisar qual é o tipo de terreno será feito o trabalho. Disso dependerá, por exemplo, se os alicerces, o esqueleto da construção e alvenaria estarão firmes o suficiente.
9. Seja cuidadoso na hora de fazer a tubulação e fiação
Unir o trabalho do engenheiro ao do arquiteto é importante justamente nesta hora. Enquanto o engenheiro dará uma visão mais ampla da estrutura, o arquiteto poderá auxiliar em questões bem específicas da parte elétrica. Ter esse cuidado de consultar os dois profissionais fará toda a diferença no resultado final.
Gostou? Então compartilhe!
Comentários