Blog

Pergunte-me: 10 respostas para as dúvidas mais comuns sobre construção e reforma de Igreja

Quando se decide por fazer  construção e reforma de Igreja, começam a surgir muitas dúvidas!

Confira dicas preciosas para sua obra ser um sucesso:

Dica#1 – Qual é o primeiro passo para começar uma reforma?

A contratação de um engenheiro e um arquiteto é indispensável. A partir desta consultoria, todo o planejamento da obra poderá ser feito com segurança.

Dica#2 – O que eu preciso ter para fazer um planejamento da reforma?

Ter os custos claros, as medidas do local e as áreas, a planta baixa da Igreja com todos os locais da reforma, pois com isso você consegue fazer todas as compras dos materiais necessários. Quanto melhor e mais preciso o planejamento, mais eficaz será a obra.

Dica#3 – O que eu preciso fazer para não ter prejuízo de qualidade no trabalho?

É fundamental contratar uma mão-de-obra especializada  para o serviço, que tenha referências, ofereça prazo e possa orientar com relação as referências de marcas, por exemplo.

Dica#4 – Como posso ter uma garantia de que o prazo da obra será cumprido?

É necessário um cronograma bem claro com todas as etapas da obra. Quando você não tem as datas estabelecidas, é muito comum arrastar a obra ou construção de maneira quase que “interminável”. Defina isso com os profissionais, assim todos se comprometerão para cumprir os prazos.

Dica#5 – O que é necessário para não ter rombos financeiros ao longo da obra?

Para isso é fundamental começar a obra com um orçamento pré-determinado. Analisar realmente o quanto que você pode gastar e não ultrapassar esse valor de maneira nenhuma. Quem está no comando da obra geralmente acaba fazendo mais do que o planejado e não tem fundos para dar continuidade ao trabalho, então fica tudo pela metade.

Dica#6 – Como eu posso decorar a minha Igreja sem gastar muito?

 O principal é buscar ser neutro e focar no que realmente é essencial. Se você não sabe muito bem como misturar artefatos e objetos, não misture. Opte pelo o básico e funcional para as necessidades da Igreja.

Dica#7 – Como eu lido com a equipe de mão-de-obra?

Geralmente o arquiteto ou engenheiro possuem uma equipe e ele mesmo faz a gestão, mas é importante ter os materiais comprados sempre em dia para que os pedreiros, pintores etc não fiquem parados. Ainda que o gestor paroquial não venha comandar a obra, é importante acompanhar de perto todo o processo.

Dica#8 – Chegou a hora de entregarem a obra pronta. O que eu preciso analisar?

A qualidade do acabamento e revisar cada objetivo estabelecido no que foi planejado. Esse é o momento de pensar na ornamentação.

Dica#9 – O que eu devo priorizar em termos de cores na Igreja?

Um ambiente eclesial requer luz, cores claras e leveza na disposição das janelas, dos móveis e objetos de maneira geral.

Dica#10 – E na hora de escolher os móveis, caso eu precise trocar, por onde começo?

Neste caso, é fundamental escolher bancos de madeira de alta qualidade, mas se não for possível, uma boa opção é pintar e reaproveitar os que já existem na Igreja. A ideia principal é ter unidade nos móveis, padronização.

 

E então, pronto para começar a obra?  Compartilhe com seus contatos!

Comentários

WhatsApp Chat
Enviar Whatsapp