Blog

Quanto você deveria gastar com a construção da Igreja?

Quando pensamos em construção da Igreja, muitas dúvidas surgem em nossa cabeça, especialmente com relação ao quanto teremos que investir. No ambiente religioso, a situação tem algumas particularidades que pedem um pouco mais de cuidado e planejamento.

Primeiro é necessário avaliar como está a área financeira da instituição. Construção da Igreja exige a avaliação das prioridades e se há um caixa mínimo para a contratação de profissionais qualificados (engenheiro, arquiteto, designer de interiores) para acompanhar a obra do início ao fim.

As estimativas de custo só poderão ser feitas de maneira precisa com a ajuda desses profissionais. Para ter essa noção, é necessário ter projetos elaborados: elétrica, hidráulica, esgoto, águas pluviais….Cuidado com o hábito de “chutar” um orçamento sem ter formação na área de construção.

LEIA TAMBÉM – 5 coisas que fazem perder o controle nas obras da sua paróquia

Priorize o essencial na construção da igreja

Depois de ter todos os projetos e plantas em mãos, e uma análise bem feita pelos profissionais contratados, para você saber quanto vai custar uma obra, é necessário definir a proporção deste trabalho. Será somente pintura? Ou terá que se investir mais na troca de piso? O prédio é antigo e será necessário construir outro?

Essa é a hora de ter foco e saber priorizar o que é realmente necessário para o momento que a Igreja da sua comunidade vive.

Você pode estar pensando “Ok. Já contratei os profissionais, sei exatamente o que quero fazer e tenho a estimativa da obra, mas ainda estou inseguro com o tanto que tenho que gastar”.

Veja se a reserva de dinheiro corresponde a 50% do que seria necessário para fazer toda a obra. Por exemplo: você já sabe que para pintar e trocar o piso da sala da secretária ficará R$ 10 mil. Então, pelo menos, você precisa ter R$ 5 mil destinados para isso.

Contar com a metade do valor necessário já ajudará no “pontapé” inicial e dará tempo para que a outra parte do dinheiro seja recolhida em campanhas, eventos, ações e demais atividades que a comunidade promova. Mas não esqueça: é importante ter uma estratégia clara para arrecadar a outra parte necessária para pagar a obra completa da construção da igreja.

Hora de planejar o orçamento

Está tudo certo com a quantidade de dinheiro necessária? Então chegou a hora de fazer o planejamento orçamentário da obra. O arquiteto é a pessoa que vai ajudar a definir os detalhes deste documento.

O que ele deve conter:

  • Objetivo geral da obra;
  • Metas;
  • Etapas;
  • Objetivos;
  • Valor da mão de obra necessária;
  • Valor do material necessário;
  • Estimativa do valor da obra;
  • Prazo de entrega.

Depois de ter esse planejamento orçamentário em mãos, é só seguir monitorando cada etapa da obra e cuidar para que os gastos não saiam do que foi estipulado.

E então, já está com tudo em dia para iniciar a obra?

Compartilhe as dicas com seus contatos!

                

 

Comentários

WhatsApp Chat
Enviar Whatsapp