Blog

Arranjos para altar: 5 modelos ideiais para usar na Igreja

Margaridas, violetas, rosas… São tantas as opções de flores e folhagens que podemos nos perder na hora de decorar o altar da Igreja. Mas, o mais importante quando for  escolher as flores é observar a simbologia que traz cada tempo do Ano Litúrgico: Advento, Natal, Quaresma, Páscoa e Comum.

Em um altar de igreja grande, por exemplo, a disposição deve ser sempre feita com dois arranjos de cada lado. Já os formatos, podem ser redondo, linear ou retangular. O mais utilizado é o redondo. Fique atento para que os arranjos sejam proporcionais ao tamanho do altar.

No caso do púlpito, como o arranjo é visto somente de frente, é importante fazer um acabamento na parte de trás, colocando folhas.  

Vejamos quais os 5 arranjos mais indicados, de acordo com cada Tempo Litúrgico:  

1 – No Tempo do Advento, por ser um período de espera, é importante usar cores sóbrias, como lilás e roxo, por exemplo. A gérbera é indicada nesta ocasião.

2 – Quando se trata do Natal, uma data alegre, é indicado usar flores de tons vibrantes,  priorizando cores abertas, como o vermelho das rosas. Mas tome muito cuidado com os exageros.

3 – Já na Quaresma, como é um tempo de recolhimento, usa-se mais folhagem, pois não é aconselhado usar flores.

4 – O Tempo Pascal também é um período de muita alegria para a Igreja. É importante ter em mente a festa da Ressurreição do Senhor e transmitir por meio da decoração esse espírito. Os arranjos com folhagens e girassóis são uma ótima escolha.

5 – Por fim, no Tempo Comum é importante que não sejam utilizadas flores artificiais. A sugestão é que as flores de verdade remetem ao dia, à vida e à presença de Jesus Cristo dentro da Igreja. Lírios são uma boa opção.

Estar atento ao momento litúrgico, em todos os detalhes, é um sinal de zelo e amor pela nossa amada Igreja.

 

Gostou? Compartilhe as dicas!

 

Comentários

WhatsApp Chat
Enviar Whatsapp