Categories: Reforma

5 coisas que fazem perder o controle nas obras da sua paróquia

Material em excesso, orçamento estourado, falta de comprometimento da equipe de trabalho… Essas são algumas consequências da falta de planejamento e cuidado com alguns aspectos importantes na execução da reforma e construção de igreja. Confira abaixo quais atitudes que você deve evitar antes, durante e depois da obra.

  1. Não ter um projeto bem definido antes do início da obra

É comum muitas pessoas não cuidarem desse aspecto e começarem uma reforma sem o projeto de um arquiteto e de um engenheiro em mãos. Com base neste esquema, um arquiteto pode assegurar, por exemplo, que os espaços fiquem bem dimensionados, quais serão as rotas de fuga para bombeiros, a quantidade de pessoas que podem habitar um determinado ambiente, a utilidade de cada espaço, e identificar qual é o conforto térmico que aquele local irá oferecer.

  1. Deixar de fazer um cronograma

O cronograma da obra funcionará como um “guia” para todo o processo da obra ou reforma. Começar o trabalho sem ter cada etapa e datas definidas pode gerar retrabalho, desperdício de materiais e um estresse desnecessário não somente para você, mas para todos os que estiverem envolvidos. Atenção: esteja aberto às mudanças do cronograma, seja flexível, mas mantenha o foco no prazo final.

  1. Fazer somente um orçamento de material

É necessário fazer pelo menos três orçamentos diferentes para cada fornecedor do material para a obra. O preço costuma variar muito para cada fornecedor, por isso é importante fazer uma pesquisa de mercado. Comprar o primeiro material sem essa pesquisa pode trazer alguns arrependimentos, principalmente quando o orçamento apertar muito. Lembre-se de ter uma reserva financeira extra para alguns imprevistos que possam surgir ao longo da reforma.

  1. Deixar para comprar todo o material de última hora

Para a reforma começar é fundamental ter o material básico antes mesmo do início do trabalho. Caso contrário, você acaba diminuindo o tempo que tem de desenvolvimento da reforma e pode acabar se perdendo na quantidade dos itens necessários. Compre o máximo de material possível antes de começarem os trabalhos. Um bom arquiteto te dará as dicas das lojas mais baratas e de marcas confiáveis.

  1. Não ter uma equipe capacitada

Seja marceneiro, pedreiro, pintor…Uma obra requer profissionalismo e uma equipe bem estruturada. Cuidado com os “amadores”, que não têm a formação técnica e nem boas referências. Fique atento à qualidade do serviço que esta equipe oferece e a cada tarefa realizada confira se foi feita da maneira correta.

 

Compartilhe com os seus contatos!

 

jeanseverino

Recent Posts

5 coisas que você precisa saber antes de escolher a tinta para Igreja

A parede começa a descascar, as infiltrações aparecem e se multiplicam… Chegou a hora de renovar a pintura da paróquia…

6 anos ago

Quanto você deveria gastar com a construção da Igreja?

Quando pensamos em construção da Igreja, muitas dúvidas surgem em nossa cabeça, especialmente com relação ao quanto teremos que investir.…

6 anos ago

Pergunte-me: 10 respostas para as dúvidas mais comuns sobre construção e reforma de Igreja

Quando se decide por fazer  construção e reforma de Igreja, começam a surgir muitas dúvidas! Confira dicas preciosas para sua…

6 anos ago

9 dicas para fazer reforma de igreja do jeito certo

A comunidade paroquial começa a crescer, aquela sala já não está tão bem estruturada para receber as crianças e jovens,…

6 anos ago

Altar de Igreja: Significado, história e evolução

As Sagradas Escrituras revelam que o primeiro altar foi construído por Noé (cf. Gn 8,20). Outros foram feitos depois por…

6 anos ago

Reforma e construção de Igreja: Quando é necessário contratar um arquiteto e engenheiro?

Do ponto de vista técnico, executar uma obra pode parecer uma coisa bem simples. Tanto é que muitas pessoas literalmente…

6 anos ago